EVENTO DO ORGULHO LGBT

A 17° Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro, aconteceu no domingo 18 de novembro de 2012. Com o tema “Coração não tem preconceitos. Tem amor”, o evento organizado pelo Grupo Arco Íris contou com 13 trios elétricos pra agitar lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e simpatizantes que participaram da marcha na Praia de Copacabana. Segundo os organizadores, este ano a parada foi acompanhada por mais de 1 milhão de pessoas.

A Parada do Orgulho LGBT – Rio é considerada a segunda maior do país e uma das cinco maiores do mundo. É o terceiro maior evento cultural da cidade do Rio de Janeiro, perdendo apenas para o Réveillon e Carnaval, segundo dados da RIOTUR.

Vamos aguardar agora as atrações da 18° edição da parada que acontecerá em 2013.

Para os estrangeiros e turistas que visitam a cidade nesta época, é sempre bom planejar com antecedência sua estada e itinerário, com a finalidade de se programar antecipadamente, economizando um bom dinheiro, além do tempo. Turistas e grupos gays que participam da parada, geralmente, estendem sua estada em cidades como a Amazônia, São Paulo (também promove o evento na Avenida Paulista) Foz do Iguaçu e cidades como Montevidéu no Uruguai, e Buenos Aires na Argentina.

Pacotes para esses destinos, são feitos em muitas operadoras turísticas brasileiras. A Parada Gay já ocorre há alguns anos, com o objetivo de dar espaço às pessoas que são homossexuais, mostrando que todos têm os mesmos direitos e podem conviver com as diferenças.

Em todas as edições, curiosos, simpatizantes e turistas, podem observar o colorido das roupas, os shows, atrações e a multidão, também compartilhar amizades e da vivência com pessoas que participam do evento. O símbolo maior da Parada Gay são as bandeiras, faixas e banners com as cores do arco-íris, que simbolizam o movimento LGBT. Mas, em todos as edições, é escolhido um tema para a parada, com cores específicas que simbolizam o momento que está sendo vivenciado em determinada época.

Na parada gay de 2011, o tema foi Paz e também a palavra de ordem. Copacabana recebeu 1,5 milhão de pessoas na terceira maior festa da cidade. Muita gente se vestiu de branco e mais de 2 mil bolas brancas subiram aos céus de Copacabana, mostrando o desejo de todos pela paz universal. Foram distribuídos um milhão de materiais informativos sobre cidadania e saúde. Foi feito o teste do HIV/Aids, hepatites virais e demais doenças sexualmente transmissíveis.

Também foram instaladas tendas para as pessoas tomarem vacina contra Hepatite B. Cerca de 1 milhão de camisinhas foram distribuídas, além das camisinhas femininas, com embalagens tendo as cores da bandeira da luta. A segurança foi reforçada  com cerca de 2 mil homens e dez ambulâncias. O evento também contou com um ônibus da Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro (DPGERJ) através Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos (NUDIVERSIS), além de outros serviços que foram oferecidos.

 

Veja também

Por 

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu




Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.