PARATY

POR QUE IR PARA PARATY

Paraty é a jóia do Litoral Sul do Rio de Janeiro. Esta bela cidade colonial tem uma rica história e continua em alta, tanto no Brasil quanto nos circuitos internacionais. O porto de Paraty foi usado para exportar o ouro e pedras preciosas extraídos no Estado vizinho de Minas Gerais. Paraty foi também reduto dos poderosos barões do café, com suas fazendas, escravos e destilarias de cachaça.

No Centro, que é tombado pelo patrimônio histórico, é possível encontrar em ótimo estado de preservação casarões coloniais, igrejas dos séculos XVIII e XIX e ruas calçadas pelos escravos em pedras pés-de-moleque. Muitas das casas foram transformadas em restaurantes, ateliês de arte, lojinhas e pousadas, mantendo a fachada original. Paraty tem sido usado como cenário para filmes de época como a Gabriela de Jorge Amado. Suas pousadas são um show a parte, cada uma mais charmosa que a outra. Alguns restaurantes de tão deliciosos ganharam fama mundial. A boa preservação do seu centro histórico contribui para que ela seja considerada Patrimônio Histórico  Nacional.

Há muitas coisas para mantê-lo ocupado em Paraty. Praias, ilhas, andar a cavalo, visitas a fazendas de açúcar históricas (aproveite a degustação cachaça), passeios de caiaque, snorkeling, mergulho, trekking, rapel e igreja são algumas das opções. Esta região foi nomeado Costa Verde após o denso tapete de Mata Atlântica preservada, a floresta que originalmente cobria a maior parte do litoral brasileiro.

Paraty mantém mantém um calendário com eventos especiais e festivais culturais durante todo o ano. O festiva da Pinga, em agosto, já é tradicional, assim como a Festa do Divino, 40 dias depois da Páscoa. Desde 2003, a cidade também abriga a Festa Literária Internacioanal (FLIP).

DICAS DE VIAGEM

» O QUE FAZER

» ONDE FICAR

» ONDE COMER E BEBER

» COMO CHEGAR

» FOTOS

» VÍDEOS

 

Por 

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.