ROCK IN RIO

Imagine uma cidade voltada exclusivamente para a música. Nela, milhões de fãs podem aproveitar, ao ar livre, suas músicas prediletas, ouvir shows gigantescos das bandas que mais admira e ainda conhecer pessoas que curtem os mesmos estilos musicais.

Esse era o sonho de um empresário brasileiro chamado Roberto Medina que, em 1985, conseguiu juntar forças para colocar as maiores bandas de rock androll do mundo em um mesmo festival. Este festival, intitulado Rock in Rio, trouxe ao Rio de Janeiro artistas como Queen, Iron Maden, Ac/Dc, Scorpions, Ozzy Osbourne, The B’52 e Tears For Fears, fora os inúmeros brasileiros que, sob o comando de Os Paralamas do Sucesso, os ex-Novos Baianos, Rita Lee e Lulu Santos, levaram mais de um milhão e meio de pessoas ao delírio.

O sucesso do primeiro Rock in Rio foi tamanho que, seis anos depois, a segunda edição do festival foi realizada com artistas do mesmo nível do primeiro. Nessa edição, porém, as bandas brasileiras tiveram ainda mais destaque, pois os anos anteriores haviam sido muito influenciados pelo surgimento de grandes roqueiros brasileiros, entre eles Os Titãs do Iê-Iê, Engenheiros do Hawaii, Lobão, Sepultura, Capital Inicial e Nenhum de Nós.

Após um enorme hiato, o Rock in Rio voltou a ser realizado. A edição de 2001 do festival teve como tema “Por Um Mundo Melhor” e trouxe para terras tupiniquins Sting, R.E.M, FooFighters, Guns N’Roses, ‘N Sync, Britney Spears, Iron Maden, Neil Young e Red Hot Chilli Peppers, todos ovacionados pelo público.

Rock in… Lisboa

Devido às dificuldades de realizar novamente o festival no Brasil e às boas propostas financeiras feitas por empresas portuguesas, o evento foi transferido para Lisboa. Lá, três edições levaram mais de 200 artistas. Os Rock in Rio Lisboa foram realizados em 2004, 2006 e 2008, sendo que neste último ano também ocorreu o Rock in Rio Madrid.

Rock in Mundo

Os constantes apelos de fãs e o crescimento da economia brasileira permitiram que, em 2011, o evento retornasse ao seu local de origem. Dessa vez, muito mais do que rock, diversos artistas da música pop, do axé e até do blues participaram do evento.

Apesar de algumas criticas pela diversidade musical, o evento foi um sucesso, com recorde de público, o que levou os empresários responsáveis a anunciar uma quinta edição no país, em 2013. Antes disso, em 2012, haverá outra edição em Portugal e Madrid. Já em 2014, Lisboa receberá a edição mais uma vez.

Finalmente consagrado como principal evento de rock do mundo, o Rock in Rio ainda tem planos para eventos na Argentina, na Colômbia e até no México.

Por 

Tags:
Categorias Eventos

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu




Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.