COMO CIRCULAR DE METRÔ NO RIO DE JANEIRO

O Metrô do Rio de Janeiro começou a opear em 1979. De lá para cá, já são 1 milhão de passageiros transportados todo dia, que usam essas linhas de metro para ir ao trabalho, para ir para casa, para ir a praia ou simplesmente para se locomover pela cidade. São 35 estações distribuídas em apenas duas linhas.

O metrô do Rio de Janeiro possui uma malha total de 40,9 km, ficando atrás dos sistemas de metro de São Paulo, que tem 74,3 km de malha, e do sistema de Brasília, que tem 42,38 km de malha de trilhos. É o segundo metro mais movimentado do Brasil, perdendo apenas para o metro de São Paulo. É também o segundo mais antigo, novamente perdendo para São Paulo.

Pretende-se que em 2015 o metrô do Rio de Janeiro sofra várias reformas, e passe a ter 53 quilômetros de malha, divididos em mais duas linhas e mais 23 estações, no que irá totalizar 101 quilômetros de extensão, 4 linhas e 58 estações. Atualmente, são 4 linhas de metrô: a laranja, verde, azul e cinza.

A linha laranja é a mais antiga da cidade, fazendo o trajeto Saens Peña até Ipanema/General Osório, e conecta a zona norte com a zona sul da cdade. A linha verde conecta a baixada fluminense com o centro, e passa um pouco pela linha da zona sul. Seu trajeto é Pavuna até Botafogo.

A linha azul, que será construída, fará o trajeto de Arariboia até Itaboraí e irá ligar a Petrobras no Rio de Janeiro. A outra linha será a cinza, que vai ligar a Barra da Tijuca até Ipanema, mais especificamente no trajeto General Osório até Jardim Oceânico. O metro do Rio de Janeiro se encontra em franca expansão, por isso, para os turistas, é melhor usar outro tipo de transporte.

MAPA METRÔ RIO DE JANEIRO

Por 

Tags:
Categorias Dicas Uteis

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu




Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.