PRAINHA

A Prainha é considerada um dos melhores picos de surf no Rio de Janeiro e também uma das mais belas do RIO. Com quiosques, mar limpíssimo, ondas fortes, areia bem branquinha é muito frequentada por turistas e principalmente por cariocas aos fins de semanas. A estrada sinuosa revela um visual incrível, os morros em volta são cobertos por Mata Atlântica e tem um mirante que é de tirar o fôlego. A praia fica em frente a o Parque Municipal da Prainha e possui várias trilhas.

É uma praia pequena, com aproximadamente 700m de extensão e tem várias pedras nos cantos, que dá um charme especial. Esse é um lugar ideal para relaxar e sair da muvuca que rola nas praias mais populares do Rio de Janeiro. De resto, estique a canga e viva momentos inesquecíveis.

A Prainha, praia situada na região da Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, faz parte da APA, Área de Proteção Ambiental, considerada uma área de proteção florestal permanente. Devido a isso, é uma das praias mais bonitas para visitação, pois tem sua fauna e flora preservadas. São 700 metros, aproximadamente, de Mata Atlântica preservada ao redor da praia.

Os maiores frequentadores dessa praia são os surfistas, de qualquer modalidade, Bodyboard, Longboard ou Bodysurf. As ondas da Prainha são excelentes para o surf, sendo esse um dos maiores motivos para que os surfistas sejam seu público principal. Além dos praticantes de esportes aquáticos, amantes da natureza visitam essa praia, principalmente devido à harmonia da natureza ainda preservada. A ação do homem não é vista ainda nessa parte, por isso a infraestrutura das locações próximas à praia, como quiosques e bares, são reduzidas. O acesso à praia também é mais precário do que aqueles que são vistos nas outras praias da cidade, principalmente por causa de uma floresta de figueiras e paineiras que rodeia a praia. Entretanto, isso não impede que turistas e moradores próximos a praia usufruam da beleza de suas águas cristalinas e limpas que banham a areia branca e fina da Prainha.

Os quiosques mais populares, principalmente pelos surfistas, são o Quiosque do Pedrão e Quiosque do Brother, onde é possível encontrar lanches naturais e polpa de açaí, fruta muito apreciada por esportistas.

Tendo uma pequena faixa de areia, em torno de 150 metros, a praia localiza-se ao final da praia do Recreio dos Bandeirantes. É vizinha do Bairro Grumari, bairro de classe média da Barra da Tijuca. A Mata Atlântica que circunda a praia sobe por dois morros, aos lados das praias do bairro de Grumari, principalmente em torno da Prainha.

Os únicos hotéis próximos à praia são nos bairros próximos, como o bairro do Recreio dos Bandeirantes e Grumari. No Recreio, próximo ao Bairro do Surf, área que fica ao final da praia do Recreio, existem surf houses, hotéis com preço mais acessível, usados, principalmente, por surfistas.

É necessário que os turistas, praticantes do surf, ou visitantes tenham muito cuidado com seus pertences e com o lixo que possam produzir. O local é preservado, portanto é um patrimônio do ser humano. O cuidado é imprescindível para que essa praia, ainda selvagem, continue assim, sem sofrer com as ações do homem. Não deixe garrafas de água, papéis, entre outras coisas. Não polua as areias e o mar da praia. Deve-se ter muito cuidado com pontas de cigarro jogadas próximo a folhagens. Recolha, não somente nesta praia, mas em todas, o seu próprio lixo.

A Melhor maneira de chegar (se você nao estiver de carro) é o Surf Bus, é um Ônibus especialmente projetado que pode levar até 30 Passageiros e tem funcionários que falam Inglês a bordo.

 

COMO CHEGAR NA PRAINHA

Para chegar a essa praia paradisíaca é necessário ir até a Barra da Tijuca. Existem muitos acessos à Barra da Tijuca, além de transporte público, como ônibus. A estrada que chega à Barra, vinda das outras regiões da cidade, é chamada de Estrada Lagoa-Barra. A estrada que chega às proximidades da Prainha chama-se Avenida Estado da Guanabara, que margeia o local. Entretanto, não existe acesso à praia via carro, devendo, este, ser deixando em estacionamentos próximos. O caminho do estacionamento à faixa de areia da praia deve ser feita por trilhas, a pé.

De ônibus:

Existe um ônibus especialmente projetado para surfistas que sai do metrô Largo Machado até a Prainha e também passa pela zona sul. Confira os horários acessando www.surfbus.com.br.

De carro:

No final do Recreio dos Bandeirantes, siga pela costeira, à esquerda.

Por 

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu




Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.