PRAIAS DE ILHA GRANDE

PRAIA DO ABRAÃO

A Praia do Abrãao em Ilha Grande é o lugar onde fica a maior concentração de pousadas e restaurantes e por isso é o lugar onde fica a vila principal, também é o lugar onde os barcos atracam e ponto de partida para passeios com destino as outras ilhas, suas águas são mansas e sua areia é amarelada.

 

PRAIA PRETA

A Praia Preta ou como é conhecida também pelo fato de hospedar as ruínas do Lazareto que, para quem não sabe era um presídio que servia de quarentena para os viajantes do passado. Suas areias são monazíticas e possui pedras também, o aqueduto do lugar foi construído com pedras e argamassa de óleo de baleia.

 

PRAIA DA FEITICEIRA

A Praia da Feiticeira e Iguaçu possuem quinhentos metros de extensão e suas águas são mornas e esverdeadas, abriga uma bela cachoeira que dispensa qualquer apresentação, o lugar é acessível através de trilha.

 

PRAIA DE CAMIRANGA

A Praia de Camíranga tem esse nome devido ao fato do rio com o mesmo nome desaguar em suas águas, a praia possui quatrocentos metros e conta com uma areia fina e água clara.

 

PRAIA DE FORA

A Praia de Fora possui algumas casas de pescadores e alguns bares bem rústicos, é um dos lugares mais visitados da região, com suas arvores e coqueiros e com o encontro do rio Perequê, um lugar fantástico para quem gosta de viver a natureza.

 

PRAIA DO SACO DO CÉU

A Praia do Saco do Céu é um dos lugares mais belos e visitados do lugar, suas águas são claras, calmas e transparentes e ainda é cercada por morros e um manguezal. É o lugar perfeito para quem procura por esportes náuticos e ponto também para embarcações e, para aqueles que passam a noite no lugar, podem contemplar as estrelas refletidas harmoniosamente em suas águas adormecidas.

 

PRAIA DE JAPARÍS

A Praia de Japarís conta com um vilarejo e alguns restaurantes, sua areia é amarelada e suas águas são calmas, é um dos pontos de parada para barcos e por isso é uma das mais visitadas entre os turistas.

 

PRAIA DA BALEIA

A Praia da Baleia é o lugar ideal para passeios familiares, sua areia é clara e suas águas mansas formam uma piscina natural, o acesso é feito por trilha que sai da Praia de Freguesia de Santana do Sul.

 

PRAIA FREGUESIA DE SANTANA

A Praia Freguesia de Santana antigamente foi o primeiro povoado de Ilha Grande, atualmente abriga uma pequena igreja com o mesmo nome e duas praias maravilhosas: Freguesia Santana Sul, que é uma praia deserta de águas mansas e Freguesia de Santana Lesta, com areia branca, águas esverdeadas e mornas e também oferece uma ótima vista para a Ilha dos Macacos.

 

PRAIA DE BAIXO

A Praia de Baixo é uma enseada de águas verdes, mornas e de areia amarelada que pode ser visitada através de uma trilha que sai de Freguesia de Santana.

 

PRAIA DA ENSEADA DO BANANAL

A Enseada do Bananal conta com uma mata simplesmente maravilhosa e para emoldurar todo esse espetáculo da natureza, tem também um mar de águas calmas, verdes e transparentes. Tem dois atracadouros, restaurantes, pousadas e um vilarejo de pescadores. O acesso a este lugar pode ser feito através das águas ou por trilhas, é um ótimo lugar para se mergulhar, e ainda conta com uma trilha que leva ao Mirante do Bananal onde se pode se ter um maravilhoso visual do lugar.

 

ENSEADA DE SÍTIO FORTE

A Enseada de Sítio Forte possui praias de águas verdes, transparentes e tranquilas e ainda conta com uma colônia de pescadores. Atrai muitos mergulhadores devido ao fato de possuir um navio de 1966 naufragado no fundo de suas águas. A Praia de Ubatubinha nos oferece construções antigas, bares e restaurantes além de construções antigas e um atracadouro. Com muitos coqueiros, bares e casas de veraneio a Praia de Tapera espera os visitantes para conhecer suas ruínas de antigos casarões. Agora, Maguaraquissaba e Passa são as mais visitadas pelos turistas por possuírem cais e restaurantes e em, Maguaraquissaba é onde cultiva-se mexilhões.

 

PRAIA LONGA

A Praia Longa tem acesso pelas praias vizinhas e é o local onde acontece as grandes festas no pico do verão.

 

ENSEADA DE ARAÇATIBA

A Enseada de Araçatiba uma trilha de um quilometro liga duas praias: Praia Grande de Araçatiba e Praia de Araçatiba. A primeira possui quinhentos metros e seu mar é calmo, suas areias são claras e ainda conta com um ancoradouro é bem procurada no verão. A segunda é pouco frequentada devido aos seus cento e cinquenta metros de extensão, conta com um cais e é ponto inicial para caminhadas e passeios de barco, uma de suas maiores atrações é a Lagoa Verde.

 

VERMELHA

Vermelha e Itaguaçu é um dos lugares mais procurados pelos mergulhadores devido ao fato de suas águas guardarem os restos de um navio naufragado. Ao lado da Praia Vermelha que tem uma pequena vila de pescadores em seus cem metros de areia grossa, esta a Praia de Itaguaçu pequena e escondida atrás das pedras.

 

PRAIA PROVERÁ

Proverá vive da pescaria e é o segundo maior povoado de toda ilha, suas areias são grossas, mas o mar é calmo, isto é, quando não venta, pois quando isso acontece ele fica agitado. É também uma das portas de acesso por terra a costa sudoeste da ilha.

 

PRAIA DOS MEROS

A PRAIA DOS MEROS é um ótimo lugar para a caça submarina, é isolada e pequena mas suas águas são agitadas, possui pequenas dunas de areias e o acesso é um pouco difícil devido ao fato do mar ser agitado entre a Ponta dos Meros e a Ponta do Dragão. Existe uma lenda bem interessante sobre o lugar, dizem que um animal devorava os pescadores mas após a benção de um padre o dragão morreu no mar.

 

PRAIA DO AVENTUREIRO

Praia do Aventureiro tem suas areias são brancas e o mar é agitado, por isso é o lugar ideal para os surfistas, a praia do Demo fica à sua esquerda e seu acesso é feito por uma trilha que sai de Proverá.

 

DO LESTE E DO SUL

Do Leste e do Sul são apenas separadas por uma pequena ilha, praticamente são a mesma praia, estão dentro de uma reserva biológica e é cercada por um manguezal e ainda conta com diversos animais.

 

PRAIA PARNAIOCA

Parnaioca tem um mar violento é protegida por costões, além disso é uma das mais isoladas e ainda conta com areia grossa e amarelada, e com ruínas de uma fazenda e um antigo vilarejo, a sua direita fica um rio com o mesmo nome que forma uma cachoeira e uma lagoa.

 

DOIS RIOS

Dois Rios é uma das mais belas de toda região, tem esse nome devido ao fato de estar entre dois rios que deságuam em suas laterais, aqui jazem as ruínas do Presidio Cândido Mendes que foi implodido em 44. Suas areias são brancas e seu mar de água azul a tornam um espetáculo, o acesso é feito por trilha que parte da Vila do Abrãao, levando duas horas para chegar ao local.

 

PRAIA DO CACHADAÇO

A praia do Cachadaço fica escondida entre rochas e a mata atlântica e é considerada uma das mais belas praias da região. Esta interligada à praia dos Dois Rios por uma pequena estrada de três quilômetros de pedras que foi construída por escravos, e ainda conta com um riacho que forma uma pequena queda d’água e deságua no mar.

 

PRAIA DE LOPES MENDES

A Praia de Lopes Mendes com seus três quilômetros de areia branca, ondas fortes e água transparente é um dos lugares mais badalados da Ilha, um lugar maravilhoso para quem procura por diversão e lazer. Além de muito procurada é cortada por três riachos e seu acesso pode ser feito pela Praia dos Mangues. Uma peculiaridade do lugar esta em suas águas, quem mudam de cor conforme o horário.

→ VEJA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A PRAIA DE LOPES MENDES.

 

DOS MANGUES

A praia dos Mangues é um lugar atraente para as pessoas que gostam de esportes náuticos, suas águas são transparentes e calmas e esta localizada na enseada de Palmas. Nos extremos do lugar existem riachos que formam mangues, por isso, recebeu seu nome.

 

GRANDE DAS PALMAS

Grande das Palmas em um de seus lados, o mar é agitado e do outro, calmo, suas águas são claras e esverdeadas e conta com seiscentos metros de extensão e ainda abriga uma vila de pescadores que é bem procurada em época de temporada.

 

PRAIA DO MORCEGO

Do Morcego é um lugar histórico e muito procurado pelos turistas. Neste lugar existe uma casa que foi construída pelo pirata espanhol Juan Lourenzo no ano de 1629 que é considerada uma das primeiras construções de alvenaria pelo País.

 

ABRAÃOZINHO

Abraãozinho tem o acesso é feito pela Vila do Abraão, suas águas são calmas e transparentes e é um ótimo lugar para se passear com a família.

 

PRAIA DA CRENA

Da Crena é uma ilha pequena de águas calmas e claras que fica apenas a oitocentos metros da Vila do Abraão.

 

PRAIA DA JÚLIA

Da Júlia e Comprida as águas deste pequeno idílico paraíso pode ser feito por barco ou por trilha que parte da Vila do Abraão. Suas águas são transparentes e mornas e sua faixa de areia estreita.

Por 

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu




Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.