PRAIA VERMELHA

Localizada entre o Morro da Urca e do Pão de Açúcar a praia Vermelha é um lugar muito especial do Rio de Janeiro. Todos que sobem o bondinho  avistam a pequena praia do alto. A água, por algum motivo parece estar sempre muito limpa. Há alguns bons restaurantes na área e faz uma combinação perfeita com uma visita ao Pão de Açúcar.

A Praia Vermelha, no bairro da Urca, é uma região muito importante da cidade, pois abriga várias instituições educacionais de renome no País. As universidades públicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além do Instituto Militar de Engenharia (IME), da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME) e da Escola de Guerra Naval (EGN).

A praia de porte pequeno, com 200 metros mais ou menos. A areia proporcionou o nome Praia Vermelha, por ficar vermelha ao por do sol. Este espetáculo da natureza só é possível devido aos cristais vermelhos e rosas que refletem a luz do sol.

As instituições de educação não são as únicas famosas atrações desta área, o parque que fica a base do bondinho que leva ao Pão de Açúcar também fica próximo à praia Vermelha. Uma pista de Cooper, uma das mais famosas do Rio de Janeiro, fica na região, chamada de pista Cláudio Coutinho, com 1250 metros de extensão, e com muita arborização, o que faz o exercício muito mais agradável.

A história da praia começa no século XVIII, com a construção de um forte para a defesa da atual capital na época, o Rio de Janeiro. Entretanto, o prédio foi bombardeado em 1935, sendo, posteriormente, demolido.
O bairro da Urca, tradicional e pertencente à Zona Sul, tem várias atrações históricas, como o antigo Cassino da Urca, localizado na Avenida Portugal, próximo à praia. O prédio é tombado como patrimônio histórico, funcionando, atualmente, como prédio que abriga escritórios e salas comerciais.

A Praça General Tibúrcio abriga um monumento, que foi construído após a demolição do quartel que se situava na praia Vermelha, que serve de mausoléu de líderes da área militar. Outro monumento, que se situa igualmente na praia Vermelha, é em homenagem a Frederic Chopin, famoso compositor e músico.

O bairro da Urca é considerado muito calmo, não tendo praticamente nenhum crime. Essa situação é devido ao quartel do exército que existe na região. Não existem favelas próximas ao bairro, sendo um dos poucos lugares da cidade que não é rodeado por elas. Os moradores ilustres que passaram nesta região fizeram parte da aristocracia, assim como grandes astros do século XX, como Carmen Miranda.

A maioria dos prédios do bairro é antigo e pequeno, além de existirem casas de militares devido à proximidade com Instituto Militar de Engenharia, da Escola de Comando e Estado Maior do Exército e da Escola de Guerra Naval.

Ao entardecer, é ponto de encontro de namorados que vão pra lá para curtir um final de tarde assistindo a um belo pôr-do-sol.

 

COMO CHEGAR NA PRAIA VERMELHA

O transporte público é possível através de metrô e ônibus circular. Por ter muitas instituições de ensino próximas à praia, a região tem vários pontos de parada de ônibus, que fazem a receptação de linhas advindas de todas as regiões da cidade. Através do metrô, existem duas estações próximas à praia, a estação do Botafogo e a estação Cardeal Arcoverde. A estação do Botafogo fica na Rua Muniz Barreto, próximo à Fundação Casa Rui Barbosa. A estação Cardeal Arcoverde tem duas saídas, uma para a Barata Ribeiro e outra para Rua Assis Brasil.

De táxi: Para quem está hospedado na Zona Sul ir de táxi é relativamente barato, além de confortável e seguro.

Por 

Categorias Dicas de Praias

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu




Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.