PRAIA DO VIDIGAL

A praia do Vidigal localiza-se no bairro de São Conrado, próximo ao bairro que leva o mesmo nome, Bairro do Vidigal, no morro atrás à praia. A praia tem uma extensão em torno de 500 metros e fica incrustada no início do Morro Dois Irmãos, o que dificulta chegar até ela, já que, às vezes, a maré leva as ondas até muito próximas da pedra, escondendo a pequena faixa de areia da praia.

Infelizmente a praia atualmente está poluída, sendo imprópria para o banho. Entretanto, é considerada uma das vistas mais bonitas. Outro empecilho para o uso do mar são as ondas fortes que quebram muito perto da areia, poucos se aventuram nas águas da praia do Vidigal.

A praia do Vidigal tem como referência o Hotel Sheraton que foi, inicialmente, construído para fechar o acesso à praia do Vidigal, mas isso não aconteceu, sendo, hoje, aberta ao público.

A grande maioria dos usuários da praia faz parte da comunidade da Favela do Vidigal, que fica ao lado da praia. É possível encontrar muitos pescadores na areia da praia do Vidigal, principais pessoas que frequentam a praia. Por ter pouco movimento, a fauna e a flora, próximas à praia, são ricas ainda, não sofrendo tanto com a ação do homem. Mesmo que a praia pertença ao Bairro São Conrado, ela sempre sofrerá referências em relação à favela do Vidigal.

O bairro do Vidigal é, praticamente, composto somente da favela do Vidigal, uma das mais significativas da cidade do Rio de Janeiro. Sua ocupação foi iniciada por volta da década de 40. Ela abrange a Avenida Niemeyer, estendo-se até a praia. A história da região reporta que lá era utilizada para a venda clandestina de escravos, por volta do final do século XIX.

É um bairro na região nobre da cidade, na Zona Sul, vizinho de bairros considerados tradicionais e que abrigam a nata da sociedade carioca, como São Conrado, Leblon e Ipanema. A região é rica de contrastes, entre a riqueza dos bairros nobres e a favela do Vidigal. Na entrada da favela existe um dos colégios mais tradicionais, em que filhos da classe média alta freqüentam. A interação entre prédios de alto luxo e casas precárias que se amontoam no morro é uma vista que acentua as diferenças sociais que existem em grande parte da cidade do Rio de Janeiro, assim como no restante do Brasil.

 

COMO CHEGAR NA PRAIA DO VIDIGAL

Para chegar à praia só é possível através da Avenida Niemeyer, que segue a extensão beira mar, que começa no final da Avenida Delfim Moreira, no Leblon. A Avenida Niemeyer passa por várias favelas como a Chácara do Céu e a Favela do Vidigal. A Estada da Lagoa Barra, que faz a conexão entre a Barra da Tijuca e a Zona Sul da cidade, também passa próxima à praia, sendo possível chegar através. Não existem estações de metrô próximas a essa área, só sendo possível, através de transporte público, o uso de ônibus. A Avenida Niemeyer tem, em toda sua extensão, pontos de parada de ônibus, assim como na estrada Lagoa Barra.

Por 

Tags:
Categorias Dicas de Praias

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu




Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.