PRAIA DO RECREIO DOS BANDEIRANTES

Recreio dos Bandeirantes, ou simplesmente Recreio, é a próxima praia a oeste da Barra da Tijuca. Recreio é atraente cortado por uma grande pedra que se projeta para o oceano. Ela fica bem em frente a uma reserva ambiental coberta por matas e lagoas. A praia tem quiosques, sua vegetação nativa é composta de restingas, areia fofa e águas limpas.

A área de Recreio/Barra engloba outras belas praias, como o Pontal, Macumba e Prainha. Mais a oeste são Grumari e Abricó. Este bairro é um dos lugares preferidos dos cariocas para saborear deliciosos frutos do mar.

Recreio é popular entre os atletas de triatlo, você pode correr na calçada ou tentar correr na praia. Outra galera fã do Recreio é a turma do surfe, aqui rola boas ondas e a garotada se diverte o dia inteiro. Além de ser palco de muitos campeonatos de bodyboard e gravações de novelas.

Localizado a oeste do bairro da Barra da Tijuca e a leste de Guaratiba, o Recreio dos Bandeirantes é um bairro do Rio de Janeiro que tem crescido muito nos últimos anos. É dos bairros que mais se valorizam na cidade, atraindo as pessoas classe alta, que estão cansados dos bairros ricos já saturados.

A praia do Recreio dos Bandeirantes divide seu território com outras praias, tão bonitas quanto esta. Ela fica entre a praia da Barra da Tijuca e a Pedra do Pontal. Faz parte do grupo de praias mais tranquilas e desertas, se for tido como base as praias populosas da Zona Sul. Mesmo assim, ela é considerada uma das mais agitadas da Zona Oeste.

Seus principais frequentadores são os surfistas. A praia sedia muitos eventos voltados para o surf, como campeonatos nacionais e internacionais. Os principais locais na praia do Recreio dos Bandeirantes para os praticantes do surf são no posto 10 e no Canto do Recreio, locais próximos à Pedra do Pontal. Esta área foi nomeada, pela prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, como bairro do surf. Para quem ainda não é praticante desse esporte, várias escolinhas de surf podem ser encontradas na praia do Recreio.

Outro esporte muito praticado nas areias da praia é o vôlei de areia, assim como o futvôlei. Este último está em larga expansão na cidade, podendo ser encontrado em praticamente todas as praias. A orla da praia possui muitos quiosques e barzinhos, sendo ponto de encontro em datas como a passagem de ano e o carnaval.

A natureza é um dos grandes atrativos da praia do Recreio dos Bandeirantes. A fauna e flora próximas à praia ainda são preservadas, não somente na região da praia, mas em toda a área pertencente ao bairro.

O bairro, ao qual a praia do Recreio pertence, também é chamado de Recreio dos Bandeirantes. É considerado um bairro nobre e relativamente novo, começando a ser habitado somente na década de 50. Ele é vizinho dos bairros Barra da Tijuca, Vargem Grande, Vargem Pequena, Grumari e Guaratiba, e pertence a área administrativa da Barra da Tijuca.

Com edifícios de pequeno porte, o bairro mantém essa padronização para não perder as características de cidade pequena. Atualmente, o bairro tem o maior crescimento dentre todos os bairros da cidade. Sua população aumentou, em um período de 10 anos, de 37 mil pessoas para 82 mil. Essa explosão demográfica tem como explicação a melhoria de vida de muitas pessoas de baixa renda, os chamados emergentes, assim como a mudança de residência de pessoas da Zona Sul, a qual já está praticamente supersaturada.

O comércio também está em grande expansão, com muitos supermercados, shoppings de grande porte, entre outros. Mas uma das grandes atrações do bairro é o convívio harmônico entre a população e a fauna e flora do local. Rodeado por parques com preservação ambiental, o Recreio dos Bandeirantes possui uma rica diversidade florestal e animal, os quais podem ser vistos até mesmo nas ruas do bairro.

 

COMO CHEGAR NA PRAIA DO RECREIO DOS BANDEIRANTES

Para chegar à praia e ao bairro é possível através de vias de acesso, recém-construídas. A Linha Amarela, estrada que corta uma parte da cidade desde sua entrada, foi estendida para alcançar alguns bairros da Zona Oeste. O transporte público mais utilizado é o ônibus circular, além das vans. Transporte através de metrô ainda não existe na região, mas a estação que liga a Barra da Tijuca ao resto da cidade já está sendo construída.

Por 

Tags:
Categorias Dicas de Praias

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu




Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.