PRAIA DO LEBLON

Um dos bairros mais tradicionais da cidade do Rio de Janeiro, o Leblon abriga uma grande parte da história do Rio de Janeiro. Escolhido para moradia pela nata da sociedade cultural da cidade, uma boa parte da classe alta vive ou viveu próximo à orla do Leblon. Com edifícios luxuosos próximos à praia, o Leblon fica próximo ao bairro de Ipanema, que também é considerado um dos bairros mais luxuosos e tradicionais da cidade.

Ganhou o nome Leblon devido a um empresário da pesca predatória de baleias no século 19, Carlos Leblon, e que tinha uma chácara na região, ainda inabitada na época. Atualmente, a região é uma das mais disputadas para compra de imóveis, o que aumenta muito o preço do aluguel e venda dos mesmos, ocorrendo de apartamentos terem o metro quadrado vendido por R$ 20.000.

Entre seu atrativos naturais, destaca-se a vista do morro Dois Irmãos, um dos cartões postais da cidade. Também é muito procurada pelos amantes de esportes que aproveitam a bela ciclovia. No canto direito da praia, no início da avenida Niemeyer, fica um mirante de onde se tem uma vista panorâmica e é ótima para tirar fotos da praia. Aqui não é raro ver Luana Piovani pegando um sol nas areias do Leblon e tantas outra celebridades fazendo uma caminhada no calçadão para manter a forma. A ciclovia que começa no Leblon e termina somente no Leme, fica cheia de gente praticando esportes e curtindo o astral do lugar. A praia do Leblon tem 1300 metros de extensão e é separada da praia de Ipanema pelo canal do Jardim de Alá. Se não fosse pelo canal as duas praias pareceriam uma só visto que a faixa de areia é contínua. A praia tem areias claras, altas ondas, quiosques e sanitários. Para chegar até a praia de Ipanema, é possível seguindo a calçada à esquerda.

Baixo Bebê – Quiosque muito freqüentado por mães e bebês pois o lugar, com brinquedos espalhados ao seu redor, torna-se um playground para a criança e o adulto. Fraldas e lenços umedecidos são distribuídos gratuitamente para as mamães que forem pegas de surpresa. O quiosque fica em frente à Rua General Venâncio Flores.

Na praia do Leblon, os hotéis são considerados os melhores do Rio de Janeiro. De frente ao mar e ao grande calçadão onde pessoas fazem exercícios e passeiam, os hóspedes podem ter uma vista privilegiada do Rio de Janeiro. É possível ver, vez ou outra, pessoas de renome na sociedade e celebridades passeando ou se exercitando na orla do Leblon.

Muitos exercícios são praticados nas areias da praia, assim como frescobol e futvôlei. A calçada ao lado da areia e que se estende por toda a orla, até chegar à praia de Ipanema, é desenhada artisticamente, uma características de muitas praias da cidade.

O bairro pode ser dividido em alto Leblon e baixo Leblon. O alto Leblon é conhecido como uma área nobre, com prédios elegantes, entre outras coisas. Já o baixo Leblon tem bares e a boêmia. Muitos intelectuais se encontraram nessa parte da cidade, como Cazuza, Elba Ramalho, entre outros. Em qualquer lugar que você for no bairro ou na praia, prepare-se para cruzar com muitos famosos, pois lá é realmente o ponto de encontro deles.

A vida noturna da região ainda é ativa, tendo como um dos restaurantes mais movimentados o chamado Melt. O Jobi, conhecido como bar de encontro de boêmios, com pista de dança e petiscos deliciosos também movimenta a noite no Leblon. Para os mais românticos, o Seu Martin oferece um ambiente de meia luz e música suave. No Marina All Suítes, um hotel de requinte, localizado na orla da praia, é possível ter uma experiência fascinante com o café da manhã proporcionado pelo restaurante, ao mesmo tempo que admira a praia do Leblon e no Morro Dois Irmãos a oeste.

O comércio é relativamente pequeno, pois se trata de um bairro menor. O shopping mais próximo ao bairro é o Shopping da Gávea, que fica no bairro da Gávea, próximo ao bairro do Leblon.

Fique de olho porque o litoral do Rio de Janeiro está sujeito a frentes frias o ano inteiro. Então é bom levar sempre uma peça de roupa de frio.

 

COMO CHEGAR NA PRAIA DO LEBLON

Leblon está localizado na Zona Sul da cidade e faz divisa com os bairros da Gávea, Vidigal, Lagoa e Ipanema.

Para chegar à praia do Leblon é possível de ônibus ou de carro. O metrô mais próximo à praia é no bairro de Ipanema, na praça General Osório, chamada de Estação General Osório.

- De Trem: Descer na Central do Brasil, pegar o metrô em direção à Zona Sul e descer na estação General Osório

 

- De Metrô: Descer na estação General Osório. Pegar o ônibus integração Ipanema/Gen.Osório-Gávea.

 

- De carro: Para chegar ao bairro deve-se dirigir à Zona Sul e passar por Gávea, Vidigal, Ipanema ou Lagoa, que são os bairros que fazem divisa com o Leblon. Para quem vem de São Conrado pode-se chegar também pela Avenida Niemeyer.

 

Atenção!

A avenida Delfim Moreira – Fica fechada aos domingos das 8:00h às 18:00h, permitindo a prática de ciclismo, corrida, skating, patinação. É também muito requisitado para se passear com animais de estimação.

Por 

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu




Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.