PRAIA DO FLAMENGO

Situada na Baía da Guanabara, a praia do Flamengo se estende por muitos metros. Foi nessa área que, por volta de 1567, os franceses invadiram o Rio de Janeiro. Mas somente com a invasão dos Países Baixos que o local recebeu o nome de Flamengo. O nome “Flamengo” refere-se às pessoas que nascem na região de Flandres, nos Países Baixos.

Foi uma das praias mais freqüentadas na década de 20, mas, devido à poluição, a visitação diminuiu, pois a prática de banho já não é permitida. Entretanto, devida à beleza da praia, muitas pessoas ainda a freqüentam. A vista proporcionada da praia onde é possível ver a cidade de Niterói, ligada ao Rio de Janeiro por uma grande ponte, e o Pão de Açúcar são também muito repercutidas pelas pessoas que admiram e visitam o local.

Outras atrações fazem com que a Praia do Flamengo mantenha sua popularidade, como o Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, também chamado de Aterro do Flamengo. Sendo uma área arborizada, muitos moradores passeiam com seus cães e praticam esportes, como corridas e caminhadas. Além do aterro, o Castelinho do Flamengo também é um ponto turístico muito popular na região. Também chamado de Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho, o imóvel foi construído por volta de 1918 por um português responsável pela construção de palácios. Nesse prédio funcionam cursos, oficinas e galerias voltados para a disseminação das artes em geral.

Muitos eventos esportivos são realizados na praia do Flamengo, como Air Race, corrida de aviões, e o GP Brasil, com corridas de motonaúticas. Tais eventos levam um grande número de pessoas, que são fãs ou somente curiosos pelos esportes.

Por se tratar de uma praia em um bairro na Zona Sul, os moradores são de classe média. O bairro do Flamengo é muito procurado para habitação, por ser uma área nobre da cidade do Rio de Janeiro.

Para quem se interessa pela vida noturna, o bairro do Flamengo tem várias possibilidades, assim como bares, restaurantes, shoppings. Entretanto, ao lado do Flamengo, no Bairro da Lapa, a vida noturna é mais intensa, encontrando-se lá a vida boêmia tão característica do Rio de Janeiro.

 

COMO CHEGAR NA PRAIA DO FLAMENGO

O bairro do Flamengo faz divisa com outros cinco bairros: Botafogo, Laranjeiras, Glória, Catete, e, também, o Centro da cidade. A praia é uma das mais visitadas devido à sua proximidade com os bairros citados e, também, com o centro da cidade.

Para chegar à Praia do Flamengo existem muitos ônibus, além do metrô. A estação de metrô do bairro do Flamengo, chamada de Estação do Flamengo, tem acesso à Rua Marquês de Abrantes e à Avenida Paulo VI. A estação fica a poucos metros da praia do Flamengo e da praia do Botafogo.

Por 

Tags:
Categorias Dicas de Praias

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu




Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.