PRAIA DE SÃO CONRADO E PEPINO

A praia do Pepino é uma extensão da de São Conrado, que, na realidade, é conhecida pelos locais como praia da Gávea.

Pepino era uma vez a praia mais famosa do Rio, ainda é um dos pontos mais belos da cidade. Assim como você deixa Av. Niemeyer a primeira referência é o prédio do Hotel Nacional. Esta estrutura marco é um projeto do renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Era uma vez um dos hotéis mais luxuosos do Rio, e seu teatro foi palco para shows com atrações internacionais como Liza Minelli, entre outros.  A praia do Pepino é conhecida pelos pousos de praticantes de asa delta, que saltam da Pedra Bonita.

São Conrado fica bem próximo ao Morro Dois Irmãos, à pedra da gávea e a maior favela urbana do mundo, a Rocinha. O calçadão de aproximadamente 2km tem ciclovia e poucos quiosques.

Próximo à Pedra da Gávea, a praia de São Conrado já foi denominada praia da Gávea. Começou a se popularizar depois que foi criada uma estrada para dar acesso a um colégio que ficava próximo à atual praia do Vidigal. No século XX, a via foi aumentada, tornando-se a Avenida Niemeyer, atual via de acesso às praias da região, como a praia de São Conrado, do Pepino e do Vidigal.

A praia do São Conrado pertence ao bairro de São Conrado, um dos bairros residenciais da Zona Sul onde vive a classe média alta da cidade do Rio de Janeiro. Junto a São Conrado, na Zona Sul, outros bairros, também destinados à classe alta, são Ipanema, Copacabana, Botafogo, Flamengo, entre outros, muito tradicionais na cidade.

Mesmo sendo considerado um bairro nobre, ele foi muito desvalorizado na época que a favela da Rocinha, uma das maiores da cidade, ainda não era pacificada. Nessa época, o tráfico de drogas e a violência eram intensos, chegando às proximidades do bairro São Conrado. O bairro é vizinho a duas favelas, Rocinha, como havia sido dito, e Vila Canoas.

Os edifícios luxuosos, do bairro, contrastam com as duas favelas vizinhas, compondo um panorama muito visto na cidade do Rio de Janeiro, para não falar no Brasil. O bairro de São Conrado é famoso pelos condomínios de luxo e as mansões para a classe alta da cidade. Além disso, o comércio é voltado para essa população, com o Shopping São Conrado Fashion Mall e o Gávea Golf Country Club.

A pedra da Gávea, ao final da praia de São Conrado, próxima à praia do Pepino, é um dos cartões postais da cidade. Na praia do Pepino, com areais brancas e águas esverdeadas, pratica-se muito voo livre e asa-delta. Em uma rampa, próximo à Pedra Bonita, os turistas e esportistas fazem seus saltos, em um dos cenários mais bonitos da cidade. Além do esporte no ar, o esporte na água também é muito praticado, o surf. As ondas são consideradas uma das melhores na região, movimentando os praticantes de surf.

Muitos hotéis localizam-se nessa região, devido à interação entre a área urbana e a natureza. São hotéis de grande porte que recebem centenas de hóspedes interessados em desfrutar as belezas do lugar, e a diversidade da fauna e flora.

 

COMO CHEGAR NA PRAIA DE SÃO CONRADO E PEPINO

São várias vias de acesso às praias de São Conrado e Pepino, principalmente advindos de dentro do Bairro São Conrado. A Estrada Lagoa-Barra, ligação entre a Zona Sul da cidade e a região da Barra da Tijuca, passa próximo à Avenida Niemeyer, que segue a extensão da praia de São Conrado. Outras duas vias, antigas na região, Estrada do Joá e Estrada da Canoas, também chegam às praias. De transporte público somente é possível de ônibus, pois nessa região não existem estações de metrô. A estação mais próxima pertence ao bairro de Ipanema chamada-se Estação General Osório, mas sendo necessário pegar um ônibus depois, pois é distante das praias de São Conrado e Pepino. Os pontos de ônibus seguem as vias de acesso, principalmente a Avenida Niemeyer e a Estrada Lagoa-Barra.

Por 

Tags:
Categorias Dicas de Praias

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu




Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.