PRAIA DE GUARATIBA / PEDRA DE GUARATIBA

Do tupi, Guaratiba significa ajuntamento de guarás, ave que mede cerca de 50 cm, com uma plumagem vermelha bem característica. Pedra do Guaratiba é um bairro de classe média baixa da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. O bairro tem, aproximadamente, 9 mil habitantes. As praias de Guaratiba são banhadas pela Baía de Sepetiba. e são locais onde a principal atividade é a pesca.

Muitos moradores da Zona Sul da cidade descem para a Pedra da Guaratiba e para a Barra de Guaratiba no intuíto de aproveitar a culinária local, especializada em frutos do mar. Na extensão que vai da Pedra da Guaratiba até a Barra da Guaratiba, passando pelo bairro de Guaratiba, existem vários restaurantes, como o Tia Palmira, o Candido’s e o 476, famosos por ter pescado de primeira qualidade.

Os vários pratos servidos nesses restaurantes são muito apreciados pelos moradores locais, turistas e visitantes de outras áreas. Além da comida, o ambiente dos restaurantes também chama muita atenção. O 476, na Barra da Guaratiba, é um dos restaurantes mais famosos; tem um clima bucólico, aconchegante e muito romântico. O prato mais pedido é a casquinha de Siri. Ao mesmo tempo em que é possível desfrutar de pratos saborosos, a vista deste restaurante para a Restinga da Marambaia, praia do exército brasileiro com acesso restrito, enaltece ainda mais a experiência.

A praia da Barra de Guaratiba tem águas calmas, com uma orla cheia de restaurantes e quiosques, principalmente na estrada Roberto Burle Marx, sendo o grande centro gastronômico da região. A partir da Barra é possível ter acesso a várias trilhas, que chegam a praias desertas e selvagens. Algumas ficam a mais de 50 minutos a pé da área urbanizada.

A região de Guaratiba, somada parte urbana à Pedra e à Barra de Guaratiba, fica ao pé da Grota Funda, área que chega à Baía de Sepetiba. Sua densidade demográfica é muito pequena, se comparada aos outros bairros da cidade do Rio de Janeiro. A área pertencente ao bairro é de grande dimensão, contendo grandes espaços vazios sem população. Tais locais ainda têm a vegetação nativa da região, além de grandes manguezais. Todo o bairro é circundado por morros com Mata Atlântica.

Suas maiores atrações, além dos restaurantes especializados em frutos do mar, são as várias trilhas ecológicas. O Parque Estadual da Pedra Branca, maior floresta urbana do país está na região de Guaratiba. Algumas trilhas têm acesso ao interior do parque, mas devem ser feitas com guias especializados.

A Pedra de Guaratiba tem um clima de bairro pesqueiro, com restaurantes destinados à venda do produto que os moradores, maioria pescadores, pescam nos mares próximos. A principal atração dessa região é a beleza natural preservada da região. Os pássaros são uma atração à parte, com uma grande variedade de espécies.

 

COMO CHEGAR NA PRAIA DE GUARATIBA / PEDRA DE GUARATIBA

Para chegar a essas duas regiões, é necessário chegar até o Recreio dos Bandeirantes através da Avenida das Américas, e, a partir de lá, descer até ao bairro Grumari. A Barra de Guaratiba fica ao lado desse bairro. Para chegar à pedra de Guaratiba, continua-se pela Avenida das Américas até chegar à Estrada da Matriz. Esta chegará à Pedra de Guaratiba. Pelo transporte público é possível chegar somente através de ônibus. Existem ônibus próprios que levam a essas duas regiões.

Por 

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu




Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.