PRAIA DE GRUMARI

A praia de Grumari é uma reserva natural limpa e bonita. Ela é cercada de morros com vegetação, restinga e é uma das praias favoritas de muitos cariocas. Não há comércio aqui, você tem que trazer comida e bebida (e depois levar todo o lixo embora!). Por ser uma praia que rola altas ondas, a galera sarada do surfe invadem a praia nos finais de semana. O cenário paradisíaco atrai gente de toda a parte do mundo que curte a natureza.

Já lá no cantão esquerdo da praia, fica a praia do Abricó que é muito frequentada pelos naturistas. É só chegar no ponto de entrada, tirar a roupa e viver em sintonia com a natureza.

Grumari é um bairro da cidade do Rio de Janeiro. Relativamente pequeno, a maior parte da área do bairro é ocupada pela orla da praia e por florestas de proteção permanente. A praia situa-se dentro da área de preservação permanente, cercada por pedras e vegetação tipo restinga. A população do bairro é pequena, sendo em torno de 200 pessoas, todos pescadores da área.

Seu nome é devido a uma árvore que cresce na região. Até a década de 70, a região era inacessível, somente se popularizando a partir da hora que foi aberta uma avenida, a Avenida Estado da Guanabara, que dá acesso à área. Faz parte da área administrativa da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. A área de preservação permanente, assim como a praia, fica entre morros e encostas preenchidos de vegetação.

A praia tem como principal atração a natureza praticamente intocada pelo homem. Muitos admiradores da praia a consideram tão bela quanto a ilha de Fernando de Noronha, arquipélago situado no Oceano Atlântico, pertencente ao estado do Rio Grande do Norte.

A praia de Grumari não é a única beleza natural da região; uma outra praia, vizinha à Praia de Grumari, chama-se Abricó, que compartilha os quatro quilômetros de linha costeira selvagem do Bairro de Grumari. A praia de Abricó destina 300 metros, logo em seu início, à prática do nudismo. Por ser uma área de difícil acesso, o nudismo é praticado por muitas pessoas.

A praia de Grumari também é o ponto de encontro de surfistas. O conjunto, natureza preservada e ondas fortes, fazem com que muitos adeptos do esporte procurem por essa praia. Muitos eventos de surf, assim como competições nacionais e internacionais, atraem esportistas do mundo inteiro.

Dentro da área de preservação, na floresta ao lado da praia, os turistas podem apreciar a natureza fazendo trilhas, ou praticando esportes radicais. Entre os esportes que podem ser praticados na área de preservação estão o trekking, hiking e escalada, mas que devem ser feitos com guias e pessoas treinadas no esporte.

São poucos os restaurantes da área, mas existindo um muito popular na região devido a seus pratos de frutos do mar. O restaurante chama-se Point de Grumari e fica na estrada que leva à região, a Estrada de Grumari.

A Estrada do Grumari passa em torno do bairro de Grumari e faz ligação à Estrada do Estado da Guanabara, a qual se estende pela região litorânea, desde a estrada do Pontal, próximo à praia do pontal, até uma parte de área de mata abundante. Do outro lado dessa área fica a Barra de Guaratiba, bairro conhecido pela gastronomia e por restaurantes quase que exclusivamente de pratos de frutos do mar. Ao final da Avenida Estado da Guanabara encontra-se a Estrada do Grumari, com o restaurante Point de Grumari.

 

COMO CHEGAR NA PRAIA DE GRUMARI

De carro:

Através da Avenida Estado da Guanabara é possível chegar a essa praia, que vem do Recreio dos Bandeirante. No final do Recreio dos Bandeirantes, siga pela costeira, à esquerda e continue seguindo pela Avenida Estado da Guanabara.

 

De Ônibus:

De transporte Público somente através de ônibus destinados a essa área. Não existem estações de metrô próximas.

Por 

Categorias Dicas de Praias

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu




Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.