PRAIA DE BOTAFOGO

Carlota Joaquina, esposa do príncipe regente D. João, foi uma das primeiras moradoras do atual bairro do Botafogo. Sua chácara, que ficava entre a Rua Marquês de Abrantes e a praia de Botafogo, era o principal refúgio da princesa, o que auxiliou a ocupação da área por outros moradores que viram a praia como um local nobre, onde a realeza morava.

Desde aquela época o bairro do Botafogo cresceu a olhos vistos, virando um dos locais mais apreciados para visitação e habitação na cidade do Rio de Janeiro. Localiza-se próximo ao Morro do Pão de Açúcar, cartão postal da cidade, a praia não é própria para banho, já que o índice de poluição é altíssimo. Entretanto, ainda recebe milhares de visitantes todos os anos para apreciar a visão belíssima da Enseada do Botafogo, durante o dia e à noite.

Além da vista do Pão de açúcar, é possível ver a Baía da Guanabara e o Morro da Urca. A praia do Botafogo é vizinha à praia de Copacabana pelo lado direito, e à praia do Flamengo, ao seu lado esquerdo.

Por fazer parte da Zona Sul da cidade, a maioria dos moradores é de classe média alta. As atrações dessa parte da cidade são as mais diversas, com shows e concertos próximos à praia. Ciclismo pode ser praticado na beirada da areia, onde se encontra uma pista de ciclismo que segue todos os 700 metros de extensão, chegando à praia do Flamengo, no bairro do Flamengo.

Nas redondezas também é possível encontrar diversos tipos de entretenimento, como shoppings, cinemas, boates, museus, entre outros. Com o grande crescimento dos bairros próximos à praia do Botafogo, como Copacabana e Ipanema, o bairro do Botafogo também cresceu, principalmente em relação ao comércio, que, atualmente, é um dos mais ricos em diversidade. A gastronomia e a vida noturna do bairro também são muito fortes, com vários bares com grande prestígio e muitos anos de funcionamento. Tais locais são visitados por vários turistas, além da nata da sociedade carioca, assim como personalidades conhecidas, celebridades, entre outros.

O parque Mirante do Pasmado também tem uma linda vista da Enseada do Botafogo, sendo frequentado por muitos turistas interessados em tirar fotografias do local. O clube de futebol, um dos mais antigos do estado do Rio de Janeiro, que leva o mesmo nome da praia e do bairro, Botafogo de Futebol e Regatas, também se localiza nessa área, na Rua General Severiano. Lá é possível conhecer um pouco da história do clube, assim como assistir treinos do time. A sede do Grêmio Recreativo Escola de Samba São Clemente, escola pertencente ao grupo especial, é outra atração que o bairro proporciona. Porém, a quadra que ocorrem os ensaios se localiza no bairro Cidade Nova.

 

COMO CHEGAR NA PRAIA DE BOTAFOGO

Para chegar à praia do Botafogo, várias linhas de ônibus públicos chegam ao local. É possível chegar de metrô também. A estação Botafogo tem acesso a duas ruas movimentadas, a São Clemente e Voluntários da Pátria, próximo à praia e ao Botafogo Praia Shopping.

Por 

Tags:
Categorias Dicas de Praias

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu




Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.