PRAIA DA JOATINGA

A Praia da Joatinga é uma verdadeira jóia escondida. Ela tem uma beleza selvagem e fica na encosta de um morro. É uma praia menos frequentada por turistas e, portanto, também é a mais procurada por aqueles que querem relaxar e quer um pouco de silêncio em torno deles.  Esta praia de areia branca é uma das mais bem protegidas reservas naturais no Rio de Janeiro. Possui uma grande diversidade ecológica da Mata Atlântica e manguezais. A praia que é um cruzamento entre florestas e praias virgens também é um sonho tornado realidade para os surfistas  profissionais. Para delírio deles esta pequena enseada tem ondas fortes e a galera do surfe nos finais de semana lotam a praia. Traga água, frutas e bolachas porque gente vendendo alguma coisa é raro (depois leve todo lixo embora é claro!).

Joatinga, praia da região da Barra da Tijuca, fica no bairro do Joá, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Considerada uma praia paradisíaca, é pequena e pouco frequentada, por isso sendo normal encontrar pessoas famosas que procuram por privacidade.

Joá é um bairro em crescimento, com vários empreendimentos imobiliários na região. Fica entre o bairro São Conrado e o bairro Barra da Tijuca, centro administrativo da região da Barra. A praia de Joatinga fica bem ao meio da estrada que liga São Conrado a Barra, e seus atrativos principais são as areias brancas e o mar esverdeado, que permite a prática do mergulho e esportes como o surf. Entretanto, às vezes o mar recebe certa dose de poluição trazida pela correnteza, o que pode deixar o mar impróprio para o mergulho.

Por ser uma praia mais selvagem, a entrada é dificultada pelas grandes colunas de pedras e morros com mato alto. O estacionamento próximo à praia é de pequeno porte, não suporta a quantidade de visitantes em algumas épocas do ano. Sua orla é simples, nada comparado às praias da Zona Sul, mas abriga excelentes bares e restaurantes, principalmente devido às casas e aos condomínios de alto padrão da área.

Próximo à praia de Joatinga, fica o bairro Joá, o qual não é muito populoso, ainda. É um local montanhoso, sendo esse um dos motivos de ainda não ser tão popular para moradia. Faz divisa com os bairros São Conrado, Barra da Tijuca e Itanhangá, estes dois últimos da região da Barra da Tijuca. O bairro recebeu o nome de Joá devido a um dos seus primeiros moradores, o francês Laurence Anchois, cujo seu sobrenome era pronunciado de “Chuá”, próximo à Joá.

Um dos atrativos do bairro Joá é o Clube Costa Brava; este que foi inaugurado em 1962, por 100 amigos que queriam modificar essa parte da cidade. O clube fica nas pedras da praia de Joatinga, sendo reduto de muitos artistas e músicos da cidade do Rio de Janeiro. O clube tem várias piscinas e quadras poliesportistas.

O comércio na região é praticamente inexistente, mas fica próximo à São Conrado e à Barra da Tijuca, fazendo seus moradores deslocarem-se até lá, que tem um comércio variado.

 

COMO CHEGAR NA PRAIA DA JOATINGA

É quase só acessível de carro. A praia está localizada dentro de um condomínio de casas, encravado entre alguns penhascos, a caminhada é bastante íngreme até chegar lá. Fique ligado porque a maré tem que estar baixa, caso contrário, você quase não tem praia.

Chegar ao bairro ou à praia de Joatinga é possível através de várias vias, algumas que são um passeio à parte. Pelo Viaduto de Joá, também conhecido por Via elevado das Bandeiras, que se estende por um longo percurso, é possível apreciar a paisagem, as praias e as belas residências do bairro de Joá.

Para chegar à praia de Joatinga, por transporte público, é necessário pegar um ônibus circular em alguma das vias, como a Estrada de Joá, que faz a ligação dessa região aos bairros da Zona Sul. Outras vias de acesso, como a Estrada Lagoa-Barra, fazem a conexão dessa região à Barra da Tijuca, com pontos de ônibus em toda sua extensão. Não existem estações de metrô nessa parte da cidade, restringindo o uso de transporte público a ônibus e vans.

Por 

Tags:
Categorias Dicas de Praias

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu




Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.