PRAIA DA BARRA (BARRA DA TIJUCA)

A Barra da Tijuca é um bairro nobre do Rio de Janeiro localizado na Zona Oeste da capital fluminense. A Praia da Barra pode não ser tão famoso fora do Brasil por ser o bairro mais jovem do Rio de Janeiro, mas para os brasileiros, significa riqueza e um estilo de vida saudável. É a mais extensa do Rio de Janeiro, com 18km que vai do Morro do Joá até o bairro do Recreio dos Bandeirantes. Nos seus primeiros 6km ela é mais urbanizada. No extremo leste da praia é cheia de bares e restaurantes de marisco. Ela é uma praia de tombo, areias claras e tem ondas fortes.

O trecho em frente à R. Noel Nutels é conhecido como a Praia do Pepê. Ele foi o pioneiro em asa delta no Rio e faleceu tragicamente durante uma competição asa delta no Japão. Antes de morrer ele abriu Cabana do Pepê. Aqui você pode comprar excelentes sanduíches naturais, açaí e é também um local favorito dos locais. Pepê foi de muitas maneiras um símbolo para a geração da década de 1980. Campeão de surf e asa delta.

A Praia da Barra tem uma história curta como um lugar para o público, isso porque o próprio bairro, Barra da Tijuca, só começou realmente ser povoada na década de 1980. Pessoas ricas foi atraído para a área por causa de condomínios de luxo, segurança e um estilo de vida saudável e glamurosa. A galera pratica diversos esportes de aventura (como windsurf e kitesurf). Vários ricos e famosos tem apartamentos aqui com vista para o mar. A praia fica lotada nos finais de semana e é menos visitada durante a semana.

A praia da Barra da Tijuca, situada no bairro com mesmo nome, é considerada a mais longa da cidade do Rio de Janeiro. Um pouco distante do centro da cidade, a Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, é considerada um bairro de classe média alta, para pessoas que estão em ascensão financeira.

A maioria das moradias próximas às praias é de condomínios fechados, alguns de condomínios horizontais, do tipo casas. É uma região em grande expansão, por isso é muito procurada para estabelecer moradia.

A parte litorânea da Barra da Tijuca, ou somente Barra como os moradores do Rio de Janeiro a chamam, tem uma extensão de 18 quilômetros. Dentro da região chamada de Barra da Tijuca encontram-se vários bairros, além do bairro Barra da Tijuca, propriamente dito. Os bairros são: Itanhangá, Joá, Cmorim, Vargem Pequena, Vargem Grande, Recreio dos Bandeirantes e Grumari; além de sub-bairros: Barrinha, Jardim Oceânico e Tijucamar.

As praias que compõem a barra são relativamente vazias, se comparadas às da Zona Sul, como Copacabana e Ipanema. Algumas regiões da extensão de 18 quilômetros não têm a tão característica calçada, estando, ainda, com a entrada da praia parcialmente encoberta por mata nativa. Entretanto, grande parte da praia tem quiosques, bares e restaurantes. O aumento dessas atrações cresce com a popularização das praias da Barra.

Os surfistas e praticantes de Windsurf são os maiores frequentadores das praias da barra. As águas do mar que banham as praias são de cor esverdeada, além de serem limpas, ao contrário de algumas praias do centro da cidade, como Botafogo e Flamengo. O bairro da Barra da Tijuca faz divisa ao norte com Jacarepaguá, a oeste com o maciço da Pedra Branca e a leste com o Maciço da Tijuca. Ao sul fica o Oceano Atlântico.

Seu crescimento econômico é de grande valia, o que faz com que muitas empresas migrem ou abram filiais na região. Grandes empresas, como a operadora de celular Vivo, entre outras, tem sua sede principal na Barra, pensando, principalmente, na expressividade que a economia da área tem exposto nos últimos anos.

A vida noturna do bairro é uma das maiores atrações, além das lindas praias. Os shoppings instalados na região, como o Barra Shopping, um dos maiores shoppings da América do Sul, e o Downtown, shopping ao ar livre com arborização, são considerados points dos jovens nos fins de semana.

Em relação a esportes, a Barra conta com o Complexo Esportivo Cidade dos Esportes, que abrange autódromos e parques aquáticos. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também são localizadas nessa região da cidade.

Teatros, áreas para shows e salas de cinema são em grande quantidade na região. Além disso, a Barra conta com um comércio muito variado, proporcionando a impressão de viver em uma cidade completamente diferente da cidade do Rio de Janeiro.

A Barra da Tijuca é considerada, pelos seus moradores, uma cidade de porte pequeno a médio. Principalmente porque, em vários pontos da região, é proibido construir prédios com mais de quatro andares, relacionando os bairros a cidades interioranas.

Por 

Categorias Dicas de Praias

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu




Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.