MUSEU NACIONAL

Todos sabemos que o Rio de Janeiro oferece praia, sol e mar o ano inteiro. Mas dar uma voltinha pelo centro histórico e conhecer a própria historia é muito bom também. Contudo, há um museu em particular que se encontra no bairro de São Cristóvão e integra a estrutura acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e um local que não deve ser esquecido na hora de montar seu roteiro de viagem por terras cariocas. É o caso do Museu Nacional.

Vinculado ao Ministério da Educação, o Museu Nacional foi criado em 06 de junho de 1818 por D. Joao VI e é considerada a mais antiga instituição cientifica do país e o maior museu de historia natural e de antropologia Latino-americana.

Diversas exposições e um vasto acervo literário convidam a todos os visitantes há conhecer um pouco mais a difusão cientifica e cultural da zoologia, arqueologia, etnologia, geologia, paleontologia e a antropologia biológica. Por exemplo, no Museu Nacional há alguns armários com peles taxidermizadas e esqueletos de primatas da Coleção de Mamíferos do Departamento de Vertebrados, convertendo o museu no maior acervo de primatas neotropicais do continente americano.

Além disso, o Museu junto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o fim de estimular o conhecimento cientifico no país, oferecem um centro de pesquisas e cursos de pós-graduação e extensão para aqueles que querem se atualizar no assunto.

Se você se interessou e agora quer visitar o Museu Nacional, preste bastante atenção a estas dicas. Você pode visitar o Museu de terça a domingo das 10 às 16 horas, pagando só R$6 (fechado às segundas-feiras). Mas, se você for professor, funcionário ou aluno da UFRJ, deficiente físico ou guia turístico, você não pagará nada, pois a entrada é gratuita.

Quer outro motivo para visitar o museu? O Museu Nacional localiza-se no Parque da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, unidade de Conservação Ambiental, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Não perca a oportunidade de visitar o Museu Nacional. Ficar por dentro da ciência e ainda passear por um surpreendente parque, não tem preço. A visita vale muito à pena!

 

COMO CHEGAR NO MUSEU NACIONAL

Para chegar é muito simples. De metrô pela linha dois ou de trem (supervia), você deve descer na estação de São Cristóvão. Se você for fe ônibus, pegar todos aqueles que param na Estação de São Cristóvão ou no Largo da Cancela.

 

Contatos do Museu Nacional

Para maiores informações visitar o site www.museunacional.ufrj.br, enviar um email a museu@mn.ufrj.br ou ligar para o telefone (21) 2562-6900. Se você tiver uma sugestão, enviar email para museu.virtual@mn.ufrj.br.

 

Por 

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu




Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.