MUSEU HISTÓRICO NACIONAL

Se você está procurando um passeio muito bacana para fazer no Rio de Janeiro onde possa aprender um pouco mais de cultura, o Museu Histórico Nacional é o lugar certo. Criado em 1922, o Museu reúne um acervo de mais de 348.515 itens, convertendo-o no museu mais importante do Brasil e a maior coleção numismática da América Latina.

No prédio do Museu Histórico Nacional você encontra diversas exposições permanentes como itinerantes. No “Pavimento Térreo” você pode visitar o Pátio da Minerva, Hall do Arcazes Galeria BankBoston, Casa do Trem, Memórias da Casa do Trem, Carruagens, Pátio dos Canhões, Pátio Gustavo Barroso, etc.

Já no “Pavimento Superior” você pode assistir à Trajetória de um Museu (multivídeo panorâmico), Oreretama (espaço permanente dedicado à terra e sua gente, anteriores à chegada do europeu), Portugueses no Mundo, Farmácia da Nação, a Cidadania em Construção, Pátio de Santiago, as Moedas Contam a Historia, Coleções de Moedas e, ainda, descobrir os encantos da biblioteca e o arquivo histórico.

Museu está fechado às segundas-feiras, os horários para visita ao Museu Histórico Nacional são: de terça a sexta das 10 às 17h30, sábados, domingos e feriados das 14 às 18 horas, lembrando que aos domingos a entrada é franca.

O ingresso custa R$6. Estão isentos de pagamento, mediante comprovação, crianças de até cinco anos de idade, sócios do ICOM (International Council of Museum), funcionários do IPHAN e do IBRAM, alunos e professores de escolas publicas federais, estaduais e municipais, assim como os maiores de 65 anos, guias de turismo e estudantes de museologia.

Para os estrangeiros, o Museu Histórico Nacional disponibiliza os serviços de áudio guia e multimídia em português, espanhol e inglês, além de um guia multimídia com linguagem em libras para os deficientes auditivos. O serviço é disponibilizado ao visitante por apenas R$8.

Para finalizar, você pode comprar uma lembrancinha na lojinha de souvenirs do Museu Histórico Nacional e se deliciar no Bistrô The Line, com agradáveis opções para almoços, lanches e cafés.

Ah, e não se esqueça de visitar o site do Museu www.museuhistoriconacional.com.br e fique por dentro das publicações online como anais, catálogos e livros disponíveis para consulta, assim como dar uma voltinha pela galeria virtual sem sair de casa.

 

COMO CHEGAR NO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL

Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Âncora, próximo à Praça XV, em pleno centro do Rio de Janeiro. E para chegar é muito simples. Seja de ônibus, carro e metrô placas pela cidade te indicam onde esta incrível construção arquitetônica.

 

Por 

Categorias Dicas de Passeios

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu




Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.