MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE NITERÓI (MAC)

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói foi inaugurada em 2 de setembro de 1996. Criado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o museu desde então recebeu diversas e valiosas exposições de arte e hoje conta com um rico acervo com 1.217 obras da Coleção João Sattamini. É constituído também por um pequeno conjunto de 369 obras, formado a partir de doações de artistas que realizaram exposições no museu.

A Coleção Sattamini possui trabalhos dos artistas Abraham Palatnik, Aluísio Carvão, Amilcar de Castro, o conhecido e aclamado artista plástico nacional Antonio Dias, Antonio Manuel, Artur Barrio, Carlos Vergara, Cildo Meireles, Daniel Senise, Farnese de Andrade, Flavio-Shiró, Frans Krajcberg, Franz Weissmann, entre muitos outros.

Atualmente, há duas exposições em cartaz no museu: Nuestro Sitio e Mulheres nas Coleções. A primeira abrange fotografias, instalações, pinturas, vídeos e objetos de artistas diversos que trabalharam com diferentes ênfases e dinâmicas, influenciados pela cultura de países como: Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador e Paraguai. O objetivo é oferecer aos visitantes um intercâmbio cultural e dar a oportunidade para conhecer um pouco dos diferentes povos, origens e suas memórias.

Já a segunda foi pensada como uma homenagem ao mês da mulher e mostra ao público diferentes aspectos das coleções do museu com trabalhos que abordam desde imagens diretamente associadas ao universo feminino até obras emblemáticas para a afirmação local da abstração ou da arte contemporânea de modo geral. A exposição engloba pinturas, esculturas e desenhos.

O museu fica aberto de terça a domingo, das 10h às 18h e o ingresso custa R$ 6,00. Estudantes e professores pagam meia-entrada e a entrada é franca para crianças abaixo de 7 anos, estudantes da rede pública de ensino e em todas as quartas-feiras.

Por 

Tags:
Categorias Dicas de Passeios

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu




Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.