Museu Chácara do Céu

O museu se origina na coleção particular do empresário Raymundo Ottoni de Castro Maya, em parte adquirida por ele mesmo, em parte herdada de seu pai, que organizou em 1963 uma fundação para gerir os seus bens. Esta atração popular abriga uma variedade de arte moderna de artistas como Lygia Clark e Portinari. Ligado ao museu é o Parque das Ruínas, que é famosamente conhecida por realizar concertos musicais. O parque não é apenas esteticamente agradável, mas também contém as ruínas da casa que pertencia ao brasileiro herdeira Laurinda Santos Lobo. Antes da herdeira morreu em 1946, professores e alguns dos melhores artistas de Rio costumavam se reunir aqui. Os visitantes irão desfrutar de um lugar de entretenimento e histórico.

Se divide em dois setores o acervo do museu:

- Arte Brasileira, com mapas antigos, pinturas e outras ilustrações da paisagem e dos tipos humanos no Brasil do século XIX, muitas realizadas por artistas viajantes como Rugendas, Chamberlain e Taunay, destacando-se mais de 500 originais de Jean-Baptiste Debret, adquiridos em Paris. A Biblioteca Castro Maya possui cerca de oito mil volumes entre livros de arte, literatura brasileira e européia, e também algumas importantes publicações dos primeiros  viajantes do século XIX: Henry Chamberlain, Victor Frond, Maximilian von Wied-Neuwied, William Gore Ouseley e Maria Graham;

- Arte Européia, com desenhos, pinturas e gravuras de mestres europeus do porte de Matisse, Modigliani, Degas, Seurat e Miró; Arte Brasileira, concentrada na produção brasileira moderna, com nomes como Guignard, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Antonio Bandeira e Portinari (o maior acervo público deste artista).

Informações

Endereço: Rua Murtinho Nobre 93, Santa Teresa, Rio de Janeiro

Telefone: (021) 2224-8981‎

Site: www.museuscastromaya.com.br

Por 

Categorias Dicas de Passeios

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu




Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.