FLORESTA DA TIJUCA

Passear pelas sinuosas ruas e trilhas e visitar as atrações do Parque Nacional da Tijuca são panoramas para um dia inteiro. Muitas estradas permitem visitá-lo a pé, de bicicleta, motocicleta, carro e ônibus, você escolhe, é só chegar e aproveitar a visita a este espetacular parque na cidade maravilhosa.

Sendo a maior reserva natural na região urbana do Brasil, o Parque é uma Unidade de Conservação Federal e se divide em três núcleos (ou setores): a Floresta da Tijuca, a Serra da Carioca e a Pedra da Gávea/Pedra Bonita. Em 2004, o Parque incorporou novas áreas que incluem o Parque Lage e a Covanca-Pretos Forros, com 4,4 milhões de metros quadrados, mas a visita a este parque ainda não é permitida (como é uma zona de recuperação e a visitação ainda não foi aberta, a simples presença no seu interior implica em multa de R$500 a R$10.000,00 segundo o Artigo 90 do Decreto 6.514/2008).

No núcleo da Serra da Carioca você tem atrações como o Corcovado e os fantásticos miradores que permitem ver o Rio de Janeiro lá do alto: Dona Marta, Vista Chinesa e Mesa do Imperador. Você pode visitar o setor da Serra da Carioca de segunda a domingo das 8 às 17 horas, já o Corcovado e o Parque Laje você pode ir das 8 às 18 horas.

Na Floresta da Tijuca você encontra inúmeras trilhas com incríveis paisagens e uma vasta flora e fauna. Além disso, você pode se maravilhar com a incrível queda d’agua com 30 metros de altura da Cascatinha Taunay, a Capela Mayrink, o Museu do Açude e o Açude da Solidão. Seu funcionamento é de segunda a domingo das 8h às 17 horas (e 18 horas no horário de verão).

Se você é um amante de esportes radicais, não deixe de visitar o Setor da Pedra Bonita/Pedra da Gávea que permite realizar voo livre. Você pode visitar todos os dias das 8 às 17 horas.

Todos os acessos ao parque e seus setores estão bem localizados e sinalizados pela cidade. Além disso, dentre as inúmeras atrações do Parque, somente a visita ao Corcovado é tarifada. Por tanto não há desculpa para deixar de visitar o Parque Nacional da Tijuca. Muita natureza, ar limpo e puro, cachoeiras e esportes. Tudo isso dentro da cidade mais turística do Brasil. Visite o Parque Nacional da Tijuca e se apaixone ainda mais pelo Rio de Janeiro.

 

COMO CHEGAR NA FLORESTA DA TIJUCA

A floresta da Tijuca possui sete acessos principais, correspondentes a seus portões de entrada:

- Sapucaias (Estrada do Redentor);
- Sumaré (Estrada do Sumaré);
- Caboblos (Rua Almirante Alexandrino);
- Macacos (Estrada Dona Castorina);
- Passo de Pedras (Estrada da Vista Chinesa);
- Cascatinha: Estrada da Cascatinha, 850, Alto da Boa Vista-Tijuca;
- Solidão (Estrada do Açude da Solidão).

Além desses acessos principais, há outros:

- Pela Estrada Grajaú-Jacarepaguá, ao conjunto da Floresta de Três Rios.
- Pela Estrada das Canoas, ao conjunto da Pedra da Gávea e Pedra Bonita;

Maiores informações: telefone (21) 2492 2253

Por 

Categorias Dicas de Passeios

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu




Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.