CENTRO HISTÓRICO DE PARATY

Paraty ganhou ares de cidade pop depois de sediar anualmente o grande Festival de Cinema de Paraty. Entretanto, este não é o único motivo pelo qual você deve conhecer a cidade e um dos locais que não pode faltar em sua viagem é o Centro Histórico de Paraty.

Paraty, Olinda e Ouro Preto

Algumas cidades brasileiras que tiveram uma colonização semelhante e conservaram sua estrutura original são bem parecidas visualmente. Exemplos: Olinda, em Pernambuco, Ouro Preto, em Minas Gerais e Paraty. Todas são consideradas patrimônio histórico da humanidade, todas possuem arquitetura semelhante por terem sido colonizadas por portugueses. As ruas são formadas de pedras irregulares que dá um brilho antigo a cidade, todas possuem calçadas desregulares e algumas ladeiras, menores em Paraty, mas bem altas em Olinda.

Paraty tem o que as três cidade anteriores possuem aos montes: casarões antigos originais, com um andar no máximo, sem garagem na maioria das vezes e construções conjugadas, como até hoje encontramos em Portugal. São casarões coloniais que hoje abrigam hotéis e pousadas na região histórica e também moradores antigos herdeiros das famílias originais.

O que visitar no Centro Histórico de Paraty

A cidade é uma viagem no tempo, com suas casas com varandas originais e algumas até preservam o lampião que iluminou a rua por volta dos anos 1.500. Há um clima intenso de volta ao tempo que vai render boas imagens e um belo álbum de fotografia. Há ainda uma bela paisagem verde ao fundo com a reserva de mata atlântica reservada que pode ser visitada para trilhas e caminhadas sobre agendamento e sem se sair do roteiro pré determinado, para mera segurança dos visitantes.

E para quem curte comprinhas, não deixe de ir ao comércio local no centro histórico de Paraty. São diversos casarões que abriram suas portas para o artesanato com venda de camisetas e artigos diversos com fotos e imagens que lembrem a cidade. A noite no centro histórico também é muito agitado, aproveite para tomar uma cerveja gelada nos barzinhos com música ao vivo.

Por 

Tags:
Categorias Dicas de Passeios

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu




Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.