BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO

Localizada em pleno centro da cidade do Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional é considerada pela UNESCO a maior biblioteca de toda América Latina e a oitava biblioteca do mundo. Inaugurada no dia 29 de outubro de 1910, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro possui uma arquitetura neoclássica, com escalinata e colunas de mármore, que chamam a atenção e admiração de todos seus visitantes e pedestres passam diariamente na sua frente.

Com um registro de 15 milhões de publicações (grande parte do acervo está disponível para consulta), a Biblioteca Nacional põem a mostra milhões de documentos oficiais como um exemplar da Bíblia de Maguncia de 1462 e o Evangeliário, do século XI-XII, o mais antigo manuscrito da Biblioteca Nacional, já que é exemplar de um dos quatro evangelhos em pergaminho com textos em grego.

Localizado em pleno bairro da Cinelândia, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, junto com o Teatro Municipal, o Museu Nacional de Belas Artes e o Centro Cultural da Justiça Federal formam um centro cultural em pleno centro da cidade.

A Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro fica na Avenida Rio Branco n. 219 e oferece visitas guiadas, em vários idiomas, aos sábados, domingos e feriados das 12h30 às 16h30. As visitas especiais ou em grupos deverão ser agendadas com antecedência. O ingresso custa R$2 e oferece meia entrada para estudantes e gratuidade para pessoas com mais de 60 anos. Mas nos meses de janeiro e fevereiro você pode ter acesso sem pagar absolutamente nada, é gratuito.

Para a pesquisa do acervo geral e jornais você pode ter acesso de segunda a sexta das 9 às 20 horas e aos sábados das 9 às 15 horas. Para o acervo especial como manuscritos, obras raras, cartografias, iconografias, etc., você pode visitar a Biblioteca Nacional de segunda a sexta das 10 às 18 horas.

A Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro também faz exposições. Se você quiser se deleitar não deixe de visitar o Espaço Cultural Eliseu Visconti, localizado na Rua México, sem numero (fundos da Biblioteca Nacional, entrada pelo jardim) de terça a sexta das 10 às 17 horas ou sábados, domingos e feriados das 12 às 17 horas.

Para conhecer a agenda de eventos e obter maiores informações sobre a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro visite o site www.bn.br. Ah, e não deixe de fazer a visita virtual, vale muito a pena, você não vai se arrepender!

Por 

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu




Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.